Esse blog se originou da cadeira de Comunicação e Multimídia da Universidade Católica de Pelotas, ministrada pela prof(a). Raquel Recuero. Sou Daiane Santos, estudante do 5º semestre de jornalismo da UCPel e passarei a usar esse espaço para falar do mundo da comunicação.Seja bem vindo ao meu mundo!!

22 de mar. de 2007

Atividade 4 - O "Ciberespaço"

1. Pode-se dizer que o ciberespaço "virtualiza" os espaços concretos? De que forma?

Sim, pois transforma a informação (espaço) concreta, em algo que não está presente de forma material e tangível, mas que existe enquanto objeto virtual e com possibilidades de vir a se tornar, novamente, um objeto atual e tangível.
O "ciberespaço" age trasformando informações atuais,(o texto que estou escrevendo ou a foto que escanniei em um scanner), em dados eletrônicos que existem em forma de números binários virtuais no computador, possibilitando que a informação (texto,imagem) seja acessada por diversas pessoas em diferentes partes do globo, dependendo do tipo de rede que eu estver utilizando (rede interna ou Internet), de forma rápida e sem que eu precise ficar alimentando o meu suporte com informações constantes.

2. Pode-se dizer que o ciberespaço complexifica os espaços concretos? Por quê?

Não, porque ao trasformar a informação em um objeto virtual, permite-se que um maior número de pessoas tenha acesso a mesma, e possa dispor dela na hora em for necessária, sem que para isso tenha que entrar em contato com o dono da informação. Hoje existem vários mecanismos que tornam um objeto virtual em um objeto real e atual, como as impressoras, os fax, etc.

3.Virtualize um espaço concreto


Ao tirar uma foto com uma câmera digital em um restaurante, de um prato em cima da mesa, e não imprimi-la buscando torna-lá real e atual, eu estou virtualizando um espaço que existe materialmente e atualmente, além disso estou publicando a foto em um blog, tornando-a de livre acesso para quem acessar o mesmo. Essa capacidade de tornar a informação acessível em qualquer lugar e por qualquer pessoa de forma virtual, caracteriza o "ciberespaço".


Foto: Daiane Santos