Esse blog se originou da cadeira de Comunicação e Multimídia da Universidade Católica de Pelotas, ministrada pela prof(a). Raquel Recuero. Sou Daiane Santos, estudante do 5º semestre de jornalismo da UCPel e passarei a usar esse espaço para falar do mundo da comunicação.Seja bem vindo ao meu mundo!!

12 de abr. de 2007

Atividade 6- "Teoria das Redes"

1. As Redes:
a) Exemplo de Redes Igualitárias

O site de bate-papo, www.batepapo.bol.com.br, é um exemplo de rede igualitária, pois quem o acessa é para conversar com pessoas variadas, que tem o mesmo objetivo, o de criar laços com pessoas desconhecidas.Geralmente, esses laços são aleatórios, pois inicialmente não se conhece a pessoa com quem se está conversando, sendo que não nos é possivel escolher um perfil que nos agrade à não ser que constuamos um laço com determinada pessoa, e todos podem conversar com todos desde que estejam na mesma sala de bate-papo e assim o desejem.

b)Exemplo do Modelo de Mundos Pequenos

Um fotolog, é um exemplo de rede de mundos pequenos, pois ao acessarmos o fotolog de um amigo, podemos encontrar outro amigo que nem imaginavamos que fosse amigo do proprietário do blog, além disso podemos adquirir novos amigos e conhecidos através desses amigos, já que esses já criaram a sua rede de amigos, que poderá vir a fazer parte da nossa rede de conhecidos, ou seja, o meu grupo tende a se expandir e portanto é mais fácil para mim adquirir capital social, sejam eles financeiros, culturais, etc.

c)Exemplo de Redes Sem Escala

A página do Orkut, é um exemplo desse modelo, pois geralmente a pessoa que tem mais amigos, não conhece, pessoalmente, a maioria dessas pessoas.Esse individuo, se tornou popular devido ao fato de possuir uma grande rede de conhecidos que, por sua vez, conhecem outras pessoas, e por isso se consideram amigos do tal fulano mesmo sem conhece-lo.Essa rede só tende a aumentar e, por conseguinte, a rede dos amigos desse grande amigo, também tende a crescer, já que quanto mais amigos se tem mais popular se é considerado pelos outros participante, e todo o mundo quer ser considerado amigo de quem é popular, mesmo que não o conheça na realidade.As pessoas consideram isso importante, pois quanto mais "rico" em amigos se é mais contatos se tem e os interesses pessoais tem mais chance de serem correspondidos de acordo com o desejado.

2. O Orkut

O Orkut, é uma rede social. Se formos analiza-lo separadamente ele possui caracteristicas de dois tipos de rede: a rede de mundo pequeno, por possibilitar o contato entre pessoas que não se viam ou falavam a muito tempo devido a distância ou perda de contato, e por conectar pessoas que, na maioria das vezes, nem se conhecem pessoalmente mas tem amigos em comum; e o modelo de redes sem escala, pois quem tem um grande número de amigos é, presumivelmente, bastante popular e como a maioria das pessoas tende a se conectar com quem é mais visto e responde melhor a seus interesses, essa pessoa verá um aumento constante do número de seus amigos e contatos. Devido ao grande número de amigos que tem, essas pessoas acabam se tornando conectores, pois é mais fácil para quem visita o seu perfil encontrar seus conhecidos e amigos.

3. A Criação de Redes Sociais

O ciberespaço age como ferramenta que possibilita a criação das redes sociais, pois é em seu interior que todos os processos comunicacionais e conecções são realizadas. A partir da virtualidade do ciberespaço, se torna mais fácil para os individuos se conectarem com seus perfis de interesse, já que o mesmo torna esse contato mais rápido, direcionado e total. Mais rápido porque não existem distancias no mundo virtual; Direcionado, porque possibilita ao internauta ir diretamente ou atravéz de links, para a informação ou local da rede que deseja; E total pois é possivel a quem acessa se conectar com o mundo todo, sem preconceitos ou barreiras culturais e sociais.

Nenhum comentário: