Esse blog se originou da cadeira de Comunicação e Multimídia da Universidade Católica de Pelotas, ministrada pela prof(a). Raquel Recuero. Sou Daiane Santos, estudante do 5º semestre de jornalismo da UCPel e passarei a usar esse espaço para falar do mundo da comunicação.Seja bem vindo ao meu mundo!!

30 de mai. de 2007

atividade 11 - Comunicação digital e Wireless

1.MOBILIDADE
As redes Peer to Peer ou P2P: são exemplos de mecanismos que permitem mobilidade dentro do ciberespaço, pois ao conectarem vários computadores virtualmente através de de redes wireless, permitem que informações sejam trocadas entre os agentes participantes dessa comunicação, criando um ponto de comunicação comum entre esse grupo, que pode ter acesso de maneira isntântanea e factual à noticias e informações de interesse do grupo.

Ipod: o ipod, é outro exemplo de mobilidade porque já existem modelos com conexão wifi, que permite que um computador ou outro aparelho com o mesmo tipo de conexão possa ter acesso as informações do ipod wifi sem o uso de fios, tornando o acesso mais fácil e rápido.




Tags RFID: o sistema RFID, é baseado em um sinal de rádio com conexão automática. Uma tag RFID é um pequeno objeto, que pode ser colocado em uma pessoa, animal ou produto. Ele contém chips de silício e antenas que lhe permitem responder aos sinais de rádio enviados por uma base transmissora, que guardam um grande número de informações. Pode ser considerado um exemplo de mobilidade no ciberepaço porque é usado como um sistema de facilita a identificação e o acesso a informações através da grande rede, tornando assim o processo comunicacional mais rápido e eficiente.


2. Mobilidade e as Redes Sociais

A mobilidade pode auxiliar as redes sociais por permitir que as pessoas tenham acesso as informações em qualquer lugar e a todo instante possibilitando que as relações de troca sejam mais ageis e interativas, contribuindo para a disseminação de várias informações no ciberespaço. Como exemplo podemos citar o uso dos aparelhos de video game que tem conexão wireless com a internet, que permitem que grandes grupos de pessoas possam ficar jogando na rede em lugares diferentes do globo terrestre, unindo fãs de um determinado tipo de jogo sob o mesmo ciberespaço.

3. A Comunicação Ubíqua

Comunicação ubíqua, como o nome já diz, refere-se à capacidade de estar conectado à rede e fazer uso dessa conexão constantemente, a todo o momento e nas mais variadas situações. Na última semana de março uma empresa "start-up" inglesa realizou um experimento preparatório para o lançamento de um novo produto para a Web. As pessoas escolhidas para o experimento estavam acostumadas com o uso de novas tecnologias: participantes de um seminário sobre computação que aconteceu no St. John's College, da Universidade de Cambridge. Os participantes receberam gratuitamente, por uma semana, um telefone celular de última geração (tecnologia GSRM). O equipamento era mais parecido com uma agenda eletrônica atual, com tela de cristal líquido sensível ao toque, reconhecimento de caracteres manuscritos, e, mais importante para o experimento, um navegador Web integrado (o ubíquo Internet Explorer da Microsoft). No sistema de telefonia GSRM o usuário não paga por conexão, mas sim pela quantidade de informação trocada. Assim, ao contrário do que ocorre com o acesso residencial através de uma linha normal de telefone, onde á necessário conectar-se, através de um modem, com o provedor no início de uma sessão e desconectar-se ao final, no sistema GSRM é possível manter-se conectado o tempo todo.
Fonte: http://www.comciencia.br/reportagens/internet/net13

4. Mobilidade e a Economia Digital

A mobilidade representa para a economia digital, uma nova oportunidade de lucro e de geração de capital. Já que o rápido e instântaneo acesso as informações, que também são representadas por produtos, oportuniza umo rápido retorno financeiro as empresas que usam o ciberespaço como meio de distribuição contribuindo para o desenvolvimento da economia digital.

5. A Comunicação Digital

A comunicação digital é capaz de influenciar fortemente na vida profissional. Atualmente a pessoa que não está conectada a grande rede e não sabe usar as suas ferramentas, pode ser considerado um analfabeto digital e terá muitas dificuldades de ingressar no mercado de trabalho. Além de facilitar a comunicação entre as pessoas e tornar todos mais próximos uns dos outros do que poderiam pensar, a internet também facilita as interações entre os diferentes tipos de personalidade e graus de conhecimentos que as pessoas possuem. Tornando mais rápido o acesso e contato entre as pessoas.

Nenhum comentário: