Cursos e Bolsas para estudar fora
GRÃ-BRETANHA
O governo britânico recebe, até o dia 31 de julho, inscrições para o Programa Chevening de bolsas de estudo. São 70 bolsas de pós-graduação em universidades britânicas para o ano letivo de 2008/2009, abertas a profissionais em início ou meio de carreira.
ESPANHA
A Fundação Carolina, criada pelo governo espanhol, mantém um programa permanente de bolsas de estudo na Espanha, voltado para especialização, pós-graduação, pesquisa e formação de professores.
INSCRIÇÕES
Estão abertas as inscrições para a seleção do Programa Balboa para Jovens Jornalistas Ibero-americanos, oferecido pela Fundação Diálogos, da Espanha. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho. A institutição oferece 20 bolsas, com ajuda mensal de US$ 1.340. Os inscritos concorrerão com jornalistas de toda América Latina.Candidatos devem ser graduados em jornalismo, ter menos de 30 anos e domínio do espanhol, comprovado por meio de um certificado do Instituto Cervantes ou similar.
Quem está começando não pode perder
A FNPI, fundação criada por Gabriel García Márquez que organiza oficinas de jornalismo excelentes, faz de 30/7 a 25/8 um curso para jovens jornalistas.
É uma versão curta do mestrado de um ano que Miguel Angel Bastenier conduz no "El País", da Espanha.
Eles costumam dar bolsas.
Honestamente, é uma chance que ninguém deveria deixar passar (pena que eu não me enquadro mais nos requisitos...).
Três cursos on-line e de graça
Todos da NewsU (é preciso dominar inglês, portanto):
Cinco passos para contar histórias multimídia
Cobertura quente no jornalismo multimídia
Para contar histórias com som
Economia, mundo digital, história, finanças, relações internacionais
A Fipe (ligada à USP) abriu inscrições para um curso de economia para jornalistas. São duas manhãs por semana, a partir de setembro. O Centro Knight recebe até 27/7 inscrições para seminário sobre como cobrir o mundo digital.
A Casa do Saber faz de 13 a 27/6 três aulas sobre incas, maias e astecas.
A Andima dá, no Rio e em SP, curso de matemática financeira e de introdução ao mercado financeiro.
Na Escola de Sociologia Política de São Paulo, 3 aulas semanais, durante 4 semanas, sobre defesa e segurança nas relações internacionais.
Dois cursos e um site
O Dart Center recebe até 20/7 inscrições para treinamento em cobertura de desastres e violência. A bolsa, para jornalistas com pelo menos cinco anos de experiência, cobre todo o custo.
Em agosto começa na FGV do Rio uma especialização em jornalismo investigativo.
Dica do Marcelo Soares: sempre que quero procurar um especialista em algum assunto específico, vou à Plataforma Lattes, do CNPQ. Você pode fazer a busca por assunto específico. Usando bons critérios para escolher as palavras-chave, é uma mina de ouro.
Multimídia
O Poynter, um dos melhores institutos de formação jornalística que conheço (fica na Flórida, EUA), tem quatro cursos de jornalismo multimídia já programados para este ano (clique aqui e leia a última nota da coluna).
São para quem faz (ou quer fazer) jornalismo on-line integrando texto, áudio e vídeo.
Esse blog se originou da cadeira de Comunicação e Multimídia da Universidade Católica de Pelotas, ministrada pela prof(a). Raquel Recuero. Sou Daiane Santos, estudante do 5º semestre de jornalismo da UCPel e passarei a usar esse espaço para falar do mundo da comunicação.Seja bem vindo ao meu mundo!!
21 de jun. de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário